segunda-feira, 2 de abril de 2007

Devaneios da Madrugada... (1)

É nessas horas - quase 3h da madruga - que eu me inspiro mais pra escrever, criar, viajar por mundo desconhecidos... enquanto enfrento uma batalha até simplória contra o sono!

Um amigo meu, também escritor - Márcio Oli (certamente alguns já ouviram falar) - prefere as Manhãs para escrever, criar. Para ele o nascer do sol é como o despertar das idéias em sua mente, que nascem com o sol e brotam aos montes. O ar fresco, a brisa matinal são as fontes primordiais pra ele viajar pelo seu inferno literário particular...

Já vi muitos escritores pela net que tem predileção por escrever quando acordam - lá pelas 10h - depois avançam no almoço - 12h - e seguem pela Tarde toda. Dizem que o calor da tarde lhes trazem o calor necessário para criar suas tramas e o dia corrido dá a eles a ação necessária para suas obras fictícias. Bom, odeio calor, por isso pulo essa parte.
Mas já escrevi muita coisa durante a tarde, nos intervalos do meu trabalho. Dependendo de como estiver a tarde, pode até ser gotoso... mas ainda sim não me inspira muito, de forma alguma...

Há outras pessoas que conheci que curtem realmente o pôr-do-sol, o começo da Noite... Para esses escritores o lance de se chegar em casa após um dia exaustivo de trabalho é a melhor forma de expelir o stress - e nada melhor que isso do que escrever. Pode até ser, mas não me arrisco a tal experiência... prefiro cochilhar, porque a noite ainda é uma criança!

A noite, para mim - e certamente para muitos outros escritores corujas - apenas é a ponte para a melhor parte de um dia, ou seja, a Madrugada!
É nessas horas silenciosas, onde todos dormem, que as idéias mais magníficas de todas chegam até o escritor. É o momento da Paz Primordial, do Silêncio Mútuo, a hora certa...
A madrugada sempre foi a minha principal companheira de vida durante esses 24 anos e eu não posso negar que sempre fui um rapaz privilegiado: quando morei por 12 anos numa casa próxima ao rio, eu podia ouvir o coachar dos sapos, criquilar dos grilos e outros sons estranhos... Depois disso me mudei para um apartamento e agora estou em outro. Nesse, toda a madrugada estou acompanhado pelo sinistro som dos morcegos e seu sonar! Fantástico... algumas vezes posso vê-los passar pertinho da janela do meu segundo andar - o edifício fica numa montanha, o que auxilia e muito, numa altura ainda mais exagerada!

Enquanto estou em Socorro - minha querida cidade interiora do estado de SP - quero aproveitar esses sons silvestres e noturnos que a madrugada me propõe... pois logo estarei me mudando para São Paulo capital - a selva de pedra - onde os ruidos serão outros.
Mas nada que um MP3, CD no meu som ou um site de música não resolvam...
Abx.

**Matéria legal da Arca sobre escritores de fantasia:
http://a-arca.uol.com.br/v2/artigosdt.asp?sec=4&ssec=11&cdn=3259&ori=bsc

Um comentário:

Larilará disse...

Realmente de madruga q as inspirações vem, não tenho costume em escrever, mas é nessa hr q aparecem muitas idéias, e quero comentar pra alguém ou fazer.. sei lá.. a net ajuda muito!