sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Quando as Coisas dão Certo... (ou: "O Blog que me deu uma Carreira")

Faz quase um mês desde o último post.
Esse blog é inconsistente mesmo, imprevisível e totalmente deslocado no tempo (assim como o postador).
Às vezes posso postar mais de uma nota por dia ou na semana, às vezes mais de três num mês... isso depende de momentos e situações.

Mas as coisas são interessantes mesmo e, o blog, que no começo do ano trouxe uma avalanche de notícias sobre o livro, agora está mais voltado ao autor, seus dilemas, carreira e conquistas.
Isso é legal.

Bom... pelo menos eu acho!
Mas blog tem esse lance intimista mesmo, da proximidade do leitor com o autor, de forma que nenhum outro meio consegue tão bem.

E este blog me conseguiu um emprego e uma carreira profissional ao qual almejava há pelo menos uns 5 anos! É. "Conseguiu" pode ser um amplo demais dentro dos significados que representa este momento, mas resume bem o lance todo.
(calma... já falarei sobre isso, mas antes...)

Na RPM Produtora continuo como roteirista freela. Mas, assim como eu já imaginava, o processo é todo lento. Lá, com certeza, se tiver alguma novidade, vai demorar pra chegar...

ROTEIROS PARA HQs INFANTO-JUVENIS: O RETORNO


Desde que saí da agência de publicidade em junho deste ano, resolvi me dedicar única e exclusivamente a ROTEIROS. Minha paixão descobertar há alguns anos.
Então, voltei a roteirizar a Turma da Mônica (e creiam, sem isso, eu não chegaria onde cheguei) depois de um ano e meio sem fazer histórinhas (ironicamente, parei de roteirizar justamente quando me mudei pra São Paulo, por pura falta de tempo). Estou enviando 2 roteiros por semana (sempre na segunda) e todos estão sendo encaminhados diretamentes para a mão do tio Mauricio.
Logo que tiver mais novidades de roteiros da turminha, aviso por aqui.


Há poucas semanas fui convidado a roteirizar um dos ícones dos gibis nacionais do início da década de 90: O Pequeno Ninja. Vendido há mais de um ano para a Editora On-Line e coordenado pelo João Costa, que foi quem me convidou. Já havia conhecido o João há um ano, quando recebi a proposta de roteirizar outro personagem: Toth. Mas por problemas financeiros da editora que o publicaria, o projeto foi pra geladeira, por tempo indeterminado.
Voltando ao ninjinha mais querido por marmanjos como eu, que vivenciaram aquele personagem (ao lado da Turma do Arrepio, Senninha, Os Trapalhões e a já citada Turma da Mônica), eu aceitei o projeto e depois elaborei algo que chamei de "Proposta de Roteiro para o Pequeno Ninja", um textão de 7 págs., onde eu definia alguns pontos que poderiam ser melhorado no personagem (relançado no início do ano passado e lançado bimestralmente desde então), como novos focos e direcionamentos, além de um planejamento para mais de 12 edições e quase 2 anos de histórias, com arcos de tramas que achei bem interessantes de se explorar.
Mas o João tem reuniões a fazer e muita coisa a se definir ainda. Aguardem por novidades sobre isso também...


CATENA, COC E O BLOG QUE DEU CERTO (e um novo emprego =D)


Há mais ou menos 2 anos conheci o Fábio JÃO Catena, um artista competente e completo (ele ilustra, arte-finaliza, colore etc. ... já trampou com os Combo-Rangers, Disney da Europa, o site HumorTadela). Batíamos muito papo pela net (ou a santíssima-trindade: Orkut, MSN e e-mail), sempre sobre desenhos, roteiros etc. Quem acompanha o blog desde o começo SABE QUEM É O JÃO. Ele já foi citado vááárias vezes.
Inclusive tinha iniciado a arte da capa de Necrópolis, que foi postado há um ano aqui!
Bem, o lance é que há 7 meses o cabra está trampando na Editora COC (sistema de ensino famoso no país todo, não só pelas excelentes aulas e cursos, como também pelo material digital de alta qualidade que fornece para os alunos). Lá ele é desenhista sênior e trabalha com animação, HQs e games - tudo digital.
Nesta terça ele ouviu um bafafá por lá de que precisavam de um profissional que fizesse uma adaptação do material didático que os professores escrevem para a mídia que os artistas tem de trabalhar. Porque, além de economizar o tempo ideal em cada um dos lados, ainda ganha em qualidade. E eles precisavam de um roteirista!


JÃO, num lapso de memória, lembrou-se de mim, me indicou e me ligou. Fiz a entrevista na quarta e na quinta fiz um teste (dentre vários entrevistados - todos roteiristas de cinema - só eu fui chamado para fazer o tal teste =P). Hoje, sexta-feira, me ligaram cedo pedindo que eu levasse a documentação. Segunda-feira começo a trabalhar por lá, carteira registrada e, finalmente, depois de 12 ANOS trabalhando, finalmente farei ALGO QUE SEMPRE QUIS: roteirizar, escrever e, mais importante e acima de tudo, CRIAR!
Além de fazer a adaptação do material didático e a partir deles desenvolver roteiros e storyboards para que os desenhistas, animadores e programadores façam a finalização, eu também vou definir no que aquele material vai "se transformar": em um game, uma história em quadrinhos ou animação. Simplesmente demais! Adorei e devo tudo isso ao JÃO. Não só por ter me "salvo" num momento crítico da minha conta bancária, mas também por uma satisfação pessoal e profissional. Espero crescer nesta carreira. Lá, estarei registrado como 'Técnico de Produção Digital'.

Sobre NECRÓPOLIS, só posso lhes adiantar que ainda está nas mãos dos dois editores e eles estão avaliando. Espero em breve trazer mais notas do livro pra vocês. O que posso afirmar é: SAI ANO QUE VEM. Não vou "enganá-los" mais, haha! Ele quase saiu esse ano, chegou perto... mas o cronograma desta editora que o avalia no momento já está fechado, então, ano que vem mesmo. SEM FALTA.


Ícaro Zíngaro, feito por Leo Conceição (ficou fodástico!!!)

Haaa... já ia me esquecendo! =P
Vocês querem saber porque "meu blog me deu um emprego" como ressaltei no título, né?
Então, o JÃO me indicou e pediram a ele algum portfolio virtual que eu tivesse ou algo do tipo. A única coisa que ele lembrou foi este blog, ao qual acompanha semanalmente. A entrevistadora olhou o blog e curtiu de imediato (palavras da própria), o que - fiquei sabendo depois - contou "pontos" para minha contratação.

Beleza! É isso aí... logo volto com mais posts.
Abx.

PS: para quem quiser conhecer o site da Editora COC

7 comentários:

Sonagandaia disse...

Cara, parabéns, fiqeu sabendo que me inspiro em você e em outros dois grandes amigos para um dia alcançar o que pretendo cara.
Continue assim, senão eu perco a inspiração hein? risos.

Abraços meu amigo!!!

Antonio Carlos

Ademir Pascale disse...

Cara, parabéns! Fiquei muito feliz com as notícias. Estou um pouco sumido devido aos inúmeros projetos, mas sempre que posso, dou uma passada por aqui.

Um forte abraço,
.

Fábio Catena disse...

FAla DOug!


Como já disse esses dias, será um imenso prazer trabalhar ao seu lafo! E essa parceria tende a crescer como os anos, agora sentado na minha frente, vamos ver se essa capa não sai rsrsrs

E seu talento te trouxe aqui, fui um mero "intermediador" XD

Parabéns novamente, e até segunda, to hiper ansioso já!

Forte abraço!!!!!

Danilo disse...

Douglas, parabéns pra vc! Vc é minha inspiração mais forte :P criar é sempre bom quero um dia ser, assim como vc, um criador de estória!

Douglas MCT disse...

Obrigado a todos pelo apoio! É graças a vcs que eu consigo seguir adiante, todos fazem parte dessa tragetória bacana que tenho seguido em minha carreira!

Antonio e Danilo, me sinto honrado em saber que "inspiro" vcs de alguma forma, seja como for. Eu, pra chegar onde cheguei, me inspirei em muitos Mestres e até hoje me inspiro.

Ademir, vê se aparece, rapá! =D

Fábio, vou esperar o Pietro nascer, depois discutimos sobre a capa, hahahahahaha!
Valeu a todos!

Abraços

Unknown disse...

POw bicho...achei que fosse o único lá com uma chegada tão esperançosa, já que eh meu primeiro emprego programando games mesmo... como o Catena falow, vai ser mto loko trampa contigo do meu lado, e bora que bora na correria montar uns jogos supimpas!!! xDDDD

Bem vindo ao time do COC!!! \o/

Douglas MCT disse...

Valeu WacãoOo!!

Podexá que vou bolar uns Adventures bem maneiros pra vc programar, okay? Hahahaha!