domingo, 14 de setembro de 2008

Algumas Novidades

Continuando a compartilhar meus sonhos, frustrações e realizações com todos que lêem esse blog e me acompanham há anos (ou há dias... depende de quando você chegou =P).

Recentemente surgiu o "emprego dos meus sonhos".
Há duas semanas o senhor Delio Epaminondas, da RPM PRODUTORA, entrou em contato comigo. Me convidou para trabalhar com eles, elaborando roteiros para games, animações, comerciais para TV, talvez algo pra cinema e um projeto bacana com a Santa Catarina Games. Fiquei muito feliz, porque é tudo o que queria pra mim - trabalhar integralmente como Roteirista.

Lógico que, como todo o começo, este será difícil. Para um desempregado há dois meses, mais ainda. Isso, levando em consideração o fato de que pra eu começar ter meus ganhos demanda um certo tempo. Mas creio (convicto) que isso virá e lá dentro irei crescer como profissional que sempre sonhei. Só preciso de paciência, dedicação e pessoas que apostem em mim.

Mudando de pato pra ganso... você lembra do Projeto Algória que eu comentei nos posts anteriores? Pois é, tenho me empenhado muito nele, ultimamente.
Alé do convite ser uma honra, ele tem me trazido idéias e inspirações um pouco diferentes do que eu fiz em NECRÓPOLIS e mudar o tom, muitas das vezes, é sempre bom. Ainda que eu não negue, o gênero é o mesmo: dark-fantasy. Ou quase isso, talvez seja mais voltado para o Terror, hehe!

Não posso falar muito ainda, porque estou definindo alguns pontos da trama. Mas o romance vai contar a história de dois personagens distintos: Larval e Vasilisa. O primeiro tem os conceitos inspirados na mitologia eslava, enquanto a segunda é toda inspirada nessa mesma mitologia, só que "distorcida" a favor da história que estou tecendo.
Larval é um Coletor de Almas (que também será o título deste romance, da Coleção Algória), faz diariamente sua coleta espectral (com uma lista que recebe semanalmente) e leva as almas para Yggdrasil - a árvore-mãe, para 'alimentá-la' com ectoplasma, energia que ela nescessita para manter o equilíbrio no mundo. Com sua gôndola, ele atravessa pelo mundo da Terra Oca realizando seu serviço (afinal, neste universo, as almas vagam pelo mundo, sem destino depois que seus corpos falecem - Larval lhes dá o tal 'destino').
Portador de Gae Bulg, o remo-encantado, Larval (ao lado de seu amigo fantasma Bug) descobre que todas as almas do mundo estão desaparecendo sem explicação. O que causa uma preocupação enorme na população, já que sem o seu alimento, a árvore-mãe pode causar um colapso em todo universo.

Ao mesmo tempo, a velha e conhecida bruxa Baba-Yaga liberta a jovem Vasilisa depois de anos 'aprisionada' na Casa dos Pés-de-Galinha. Ela o presenteia com o Fogo-das-Bruxas, um objeto capaz de iluminar (e incinerar) qualquer coisa. Como nefilin, Vasilisa retorna a sua terra-natal - o Reino de Magog, onde toda vez que nasce uma criança, alguém é sorteado pra morrer. Na ocasião, a jovem. Antes de morrer, porém, ela descobre que o regente-profeta-vampiro de seu reino, Yeshu, está tramando algo que pode destruir uma trégua de anos e trazer a desgraça para todos. Torna-se fugitiva e roda o mundo em busca de ajuda, ao mesmo tempo que Larval investiga o desaparecimento das almas. O fim está próximo...

Isso foi só uma sinopse simplória desta trama que passei madrugadas definindo. O interessante é que a primeira idéia dela (criada há quase 2 meses) mantinha alguns mesmos conceitos, mas muita coisa mudou e, sinceramente, mais interessante de se escrever. Há diversos personagens que eu 'amarrei' numa interligação na trama que os fez soar bem mais bacanas! O livro será menor que NP, mesmo assim com boas doses de suspense, terror, ação e até mesmo aventura. Romance? Provavelmente. Mas não da forma como imaginam.
Falar mais é estragar a surpresa e os planos deste projeto são maiores do que se pensa. O lance é aguardar. Só relato aqui o quão satisfeito estou em participar deste projeto e criar um mundo novo com novos personagens e novas histórias.

Outra novidade é o selo Spectrum da Editora Multifoco, do RJ, que através do amigo-editor-autor Alexandre Heredia, investirá em autores de suspense e terror nos próximos tempos - pra saber mais a respeito, leia aqui e depois peça ao Heredia e ele te passará as regras de envio por e-mail.
Eu mesmo já venho planejando projetos para esse selo (que é uma excelente iniciativa da editora e do autor, devo frizar). Um romance não é um deles. Tem NP e o outro, do Projeto Algória, e criar (e ter tempo pra escrever) um romance não é tão simples assim. Demanda tempo, esforço, sacrifícios e muita dedicação.
Por isso andei pensando numa coletânea de contos de Terror e Suspense. Olhei muitos dos meus escritos e notei que a maioria deles é neste gênero. Porém, o número pra formar um livro de coletâneas de contos ainda é pequeno. Há muito o que escrever e isso, como um conto, sei que consigo fazer dentro de um determinado tempo.
Minha idéia seria algo nos moldes do excelente "Coisas Frágeis" (do Gaiman, lançado recentemente pela Conrad). Ou seja, com um 'making-off' de onde surgiu a idéia para cada conto escrito. Achei genial esse lance e se eu for mesmo produzir uma coletânea com meus contos, pretendo fazer algo semelhante. Seria legal.

Sobre NECRÓPOLIS - A Travessia da Fronteira das Almas, só posso lhe dizer que ainda está na avaliação. Na Bienal do Livro um dos editores almoçou comigo e mostrou alguns pontos onde a trama poderia sofrer sutis alterações - para melhor, é claro. Não sei quanto tempo eles levarão para avaliar a obra, porque precisa passar de um editor para outro, mas creio que em dois meses terei alguma resposta.
Então aguarde, porque novidades sempre pintam por aqui.

E para não deixá-lo sem nada, aqui vai uma bela ilustração do Leo Conceição para como são os Bárbaros Sulistas, que na primeira trama de NP, darão uma certa dor de cabeça para Verne e cia. ...


Bárbaro Sulista da Cidadela Polar, ao sul das Geleiras Inábeis

Abraços!

4 comentários:

Jean Álamo disse...

Adorei o bárbaro...
Boa sorte aí com NP e seus projetos, cara.

Marina disse...

Douglas! Fiquei muito feliz que você conseguiu o emprego dos seus sonhos! E estou adorando a história do projeto Algória. Depois vou querer saber mais detalhes, viu?

Beijão!

Nitchie Hawking disse...

Como posso entrar em contato com você. Queria pedir-lhe alguns conselhos, sou um jovem escritor. Obrigado. MEU e-mail: Rauny.campos@bol.com.br

Eric Novello disse...

Deixa de preguiça e faz mais uma atualização :)